Comunidade Terapêutica KairósComunidade Terapêutica KairósComunidade Terapêutica Kairós
(Segunda à Sexta)
acolhimento@ctkairos.com.br
Acaraí - São Francisco do Sul - SC
Comunidade Terapêutica KairósComunidade Terapêutica KairósComunidade Terapêutica Kairós

Programa de Acolhimento

  • Home
  • Programa de Acolhimento

Um programa que vem de encontro com a necessidade do indivíduo.

Serviço de acolhimento destinado ao público masculino, adultos com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, com objetivo de subsidiar o processo de reorganização biopsicossocial em um espaço adequado e de referência, oferecendo suporte para o processo de recuperação e reinserção social. Atendimento pautado pela convivência entre os pares com fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atribuindo a construção de um novo projeto de vida e a conscientização sobre a condição de dependência química, buscando o desenvolvimento de estratégias para manutenção da abstinência, em trabalho articulado com a rede de serviços, em especial de saúde e assistência social.

Todo acolhimento realizado na CT tem por característica principal seu caráter voluntário de adesão e permanência e a oferta gratuita do mesmo. O período de acolhimento é construído coletivamente com o acolhido, familiares e equipe terapêutica, de acordo com as singularidades de cada acolhido. O tempo sugerido deste acolhimento é de seis meses, divididos em cinco fases, podendo perdurar por até doze meses, a depender do caso em questão.

O acolhimento para indivíduos com transtornos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas na COMUNIDADE TERAPÊUTICA KAIROS  está norteado por um Programa de Acolhimento, elaborado em concordância com as diretrizes nacionais vigentes (Lei 10.216/2001; RDC 29/2011 ANVISA; Portaria 3088/2011), assim como por organizações nacionais especializadas na pesquisa e tratamento da dependência química, como a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas (SENAPRED), alinhados a organismos internacionais, tais como a Federación Latinoamericana de Comunidades Terapéuticas (FLACT), World Federation of Therapeutic Communities (WFTC) e National Institute on Drug Abuse (NIDA), assim como ao exposto pelo Dr. George de Leon[1], principal pesquisador e teórico no assunto a nível internacional

[1] DE LEON, George. A Comunidade Terapêutica: teoria, modelo e método. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

Saiba mais sobre nossa instituição e programas

São 08 anos de história e diversos casos de recuperação e reinclusão do indivíduo na sociedade.

Leia mais…